6 CENOURA .... A TODA PODEROSA!




Cru ou cozido, este legume nutritivo favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, a cenoura tem varias propriedades medicinais e poder bronzeador. 
Originaria do Afeganistão, a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase totalmente supridas com apenas cem gramas deste legume. Desde o ano 500 antes de Cristo, quando foram registradas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.
Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imersos. Rica em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contem muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. 
Comer a cenoura crua é sem duvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões.
O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é ótimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sangüíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.
Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.
Mas os seus benefícios não param por aqui. As cenouras tem varias propriedades medicinais, tais como anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostatica, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.
Doentes de reumatismo, por exemplo, devem beber sumos de cenoura diariamente, assim como comer cenouras crua antes das refeições. Também na tuberculose este legume, quando comido cru, é um importante complemento na recuperação. A cenoura crua e ralada é ainda excelente na cura de ulceras quando aplicada diariamente no local afetado. 
Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, e o seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.
A cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A. 
Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contem óleos essenciais e proteína (a mesma função da maçã, que fomenta a formação da gelatina).
Fonte de vitamina E, que tem uma importante ação antioxidante , evitando danos nos tecidos, e de acido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular - a fibra da cenoura ajuda no transito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue. 
Tenho tomado no mínimo 3 vezes por semana, suco de cenoura+laranja+maçã pela manhã e venho me sentindo muito bem. Minhas unhas das mãos estavam super fracas, escamavam, quebravam e não cresciam. Agora, após tomar esse suco, elas estão forte e crescendo. 
Fica a dica: Cenoura .... A Toda Poderosa!!! 

Gubia Castro
Fonte: Revista Acontece

6 comentários:

Brigadeiro in NY said...

Nossa, sabia que era boa, mais agora me surpreendeu, vamos comer cenoura....

Monica Martins said...

Estou precisando coemer mais cenoura em :)

SARADA3000 said...

Voce viu??? De todas as formas e super poderosa! ;)

SARADA3000 said...

Vamos aproveitar pq e super saudavel e evita varias doencas! :)

Arlete julian said...

tbm to precisando comer mais cenoura kkkkkkk
bejooo

SARADA3000 said...

Todos nos, rica em quase tudo rsrsrs
bjao linda

Post a Comment

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger