3 As cinco maiores revoluções da história da moda

 Yves Saint Laurent, Coco Chanel e Mary Quant são nomes que cravaram sua importância na história da moda com criações que revolucionaram a forma de vestir. E se você pode sair na rua usando calças ou minissaias tranquilamente, agradeça a eles. Entre tantas fases, a evolução da indumentária teve seus momentos de glória e, por isso, reunimos abaixo as principais revoluções fashion de todos os tempos. Confira!

Biquíni
 
Ele foi a primeira peça de roupa feminina confeccionada com menos de um metro de tecido e seu lançamento foi tão explosivo quanto a bomba atômica testada pelos Estados Unidos no Atol de Bikini em 1946, o que acabou dando nome ao traje de banho. Alguns dias após o episódio, o francês Jacques Heim elaborou o “atome”, apresentado-o como “o menor maiô do mundo”. Mas ele bobeou e esqueceu-se de registrar a invenção – abrindo espaço para que outro francês, Louis Réard, surgisse com o “bikini, menor que o menor maiô do mundo” e levasse toda a fama de criador do famoso biquíni. Bafão...
 
Minissaia

Nem precisava, mas a estilista Mary Quant deu mais um toque de revolução aos anos 60 quando passou a mão na tesoura e criou a ousada minissaia. O pedaço de pano de 30cm lançado em meio ao “Terremoto Jovem” causou reboliço entre os conservadores, mas se multiplicou pelos armários das meninas. O sucesso foi tanto que a butique de Mary em Londres, a Bazaar, ganhou mais de 100 filiais e se transformou em símbolo de vanguarda.
 
Smoking feminino
 
Supra-sumo da carreira de Yves Saint Laurent, o famoso terninho – ou “Le Smoking”, como foi chamado o primeiro modelo – foi criado pelo estilista francês em 1966 e transgrediu a forma como as mulheres se vestiam à época. Sinal de liberdade e novos conceitos sobre masculino e feminino, o smoking para mulheres foi apresentado pela primeira vez com uma blusa transparente e calça masculina. Hoje, a peça aparece até em tapetes vermelhos.
 

Calça para mulheres
 
Se Yves Saint Laurent era do clubinho da igualdade dos sexos, Coco Chanel foi quem o fundou. Na década de 20, com sua conhecida queda pela praticidade, a estilista desenhou a primeira calça para mulheres e deu um “chega pra lá” nos longos vestidos e corpetes que dominavam os armários naquele tempo. Inspirado nos marinheiros, o primeiro modelo era largo e ideal para as moças acompanharem seus maridos em dias de cavalgada ou iatismo.
 

 

New Look
 
No pós-guerra, Christian Dior fez o caminho inverso ao de Chanel e devolveu a feminilidade às mulheres. “Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves e cinturas marcadas (...)”, disse o estilista. Nascia então, em 1947, o New Look, um visual delicado de cintura marcada e saias amplas até o tornozelo. O New Look se estabeleceu como o padrão de glamour dos anos 50 e deu um banho de elegância nas moçoilas.
 
E ai gostaram? o look me mais gostei foi o utimo da (Christian Dior) e o seu? porque?
Vou comecar postar cultura sobre moda e bem interessante e bom que aprendemos coisas novas!
 
 
Bacios

 
 
 
 





 

3 comentários:

Lorena Flor said...

adoreii o post!
Bjo ;*

Thalissa Tomic said...

lo, que bom que voce gosto fico feliz!
bjs

Taís - Glamour e Glacê said...

Muito bom o post!!!
Boa Semana! Bjos, Taís

Glamour e Glacê

www.glamoureglace.com

Post a Comment

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger